100 dias de gestão: Administração de Sinésio Trovão é marcada por seu constante diálogo com as comunidades indígenas do Amazonas

O primeiro diretor-presidente da FEI oriundo do Alto Solimões.

Sinésio Trovão fala para os povos indígenas na Conferência. FOTO: Matheus Mota/FEI.

Com 100 dias no cargo de diretor-presidente, Sinésio Trovão trouxe uma nova abordagem de gestão na Fundação Estadual do Índio (FEI). O primeiro presidente indígena do Alto Solimões, natural de Santo Antônio do Içá (distante a 879 quilômetros de Manaus), da comunidade Indigena Tikuna Vila Betânia-Mecürane, próximo ao Rio Içá, Trovão teve sua nomeação constatada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição 34.902 de 2 de março de 2023.

A sua bagagem profissional foi importante para nortear o seu lema “Um só povo e uma só voz”, a partir deste ideal, ele buscou criar neste início de gestão um vínculo mais próximo às comunidades indígenas de todo o Amazonas.

Sinésio Trovão com a liderança indígena e artista Vanda Witoto. FOTO: Matheus Mota/FEI.

Em março deste ano, iniciou o diálogo com lideranças fortes da capital Manaus recebendo suas demandas emergenciais como Vanda Witoto, visitou e conversou com os artesãos do Centro de Empreendedorismo Indígena Yandé Muraki.

No âmbito de parcerias internacionais, a diretoria da FEI se reuniu com o Embaixador Cultural do Canadá, Simon Cridland, que se comprometeu com as questões indígenas. Posteriormente, houve também uma reunião com os representantes da embaixada da Áustria estabelecendo uma parceria para as comunidades indígenas do Estado.

Sinésio Trovão reunido com os artesãos do Centro Yandé Muraki. FOTO: Matheus Mota/FEI.

O diretor-presidente também esteve em eventos de lideranças indígenas dos municípios de Nhamundá e Coari (distantes 382 e 363 quilômetros de Manaus, respectivamente) para receber demandas e apresentar a nova gestão.

Em abril, Trovão realizou a primeira feira de Artesanato Indígena da sua gestão no município do Rio Preto da Eva (distante a 81 quilômetros de Manaus).

A gestão fechou uma parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) sobre a criação de um banco de dados para os Povos Indígenas do Estado e realizou uma ação em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) para distribuição de peixes em comunidades indígenas da área metropolitana na Semana Santa.

Diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, se reúne com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. FOTO: Abrahão Graham.

O mês encerrou com a realização da I Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas entre os dias 17 e 19 de abril em parceria com a Articulação das Organizações e Povos Indígenas (Apiam) no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na avenida Silves, Crespo, zona sul de Manaus.

O evento contou com a participação de mais 66 etnias, 12 federações e 93 associações indígenas de todo o Estado e contou com autoridades como o vice-governador Tadeu de Souza e os deputados Daniel Almeida e Dan Câmara, presidente e vice-presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa, respectivamente, além do deputado Sinésio Campos e autoridades federais, estaduais e municipais.

Neste mês, a gestão obteve vitórias na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) em parcerias com deputados através de emendas parlamentares como o Roberto Cidade, Alessandra Campelo e Sinésio Campos.

Sinésio Trovão sendo entrevistado pela TV Amazonas. FOTO: Matheus Mota/FEI.

Em maio, marcou a extensa agenda em vários eventos e encontros com organizações indígenas em todo o Amazonas e no País. Um grande destaque é o encontro com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara em Brasília e a participação no Acampamento Terra Livre (ATL).

A agenda no Amazonas apresentou a nova gestão para os municípios de Tabatinga e Careiro da Várzea, promovendo diálogos com lideranças de caciques atuantes em comunidades no interior do Estado.

A segunda Feira de Artesanato Indígena na sua gestão ocorreu em Nhamundá e teve uma participação expressiva de artesãos locais da etnia Heskayrana.

Em continuação de projetos e ações, a Secretaria do Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou a entrega das 1ª vias de documentações emitidas em uma ação social realizada em comunidades indígenas em municípios localizados na calha do Alto Rio Negro.

Sinésio Trovão com a equipe do Ministério do Turismo. FOTO: Divulgação.

Outra parceria importante foi articulada com a AmazonasTur para a realização de capacitação profissional em comunidades indígenas que atuam em atividade turística no interior do Estado.

Além disso, a FEI e o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM) discutem projetos para capacitação tecnológica para a população indígena dos municípios do Estado.

Ao término destes 100 dias, foram criadas parcerias com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e com prefeituras de municípios do Amazonas para ampliar o alcance de políticas públicas em aldeias indígenas no território amazonense.

Dando prosseguimento as agendas para o segundo semestre, Sinésio iniciou uma série de visitas em comunidades localizadas no perímetro urbano da cidade de Manaus para ouvir as demandas das lideranças locais.

Diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, participa de reunião com o Ministério do Turismo. FOTO: Divulgação.

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão celebra esta fase positiva e produtiva na atual gestão da Fundação.

“Chegamos em 100 dias de trabalho e muito diálogo com nossos parentes em todo o Estado. Continuamos articulando com as outras secretarias do Estado melhorias para a nossa população indígena amazonense e pretendemos estar cada vez mais presente na vida de cada um”, pontuou Trovão.

FOTOS:  Abrahão Graham e Matheus Mota/FEI

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).