FEI PRESTA ASSISTÊNCIA AOS POVOS DO PURUS

No último dia seis de julho, o governo do Amazonas por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), finalizou a entrega de 2.790 cestas básicas da Ajuda Humanitária que garantiu a segurança alimentar de aproximadamente 13.950 mil indígenas durante a pandemia da Covid-19. Foram 25 dias visitando 227 aldeias de diversas etnias espalhadas em seis municípios (Beruri, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini e Boca do Acre) da calha do Rio Purus.

“A atenção do Governo do Estado prestada aos povos indígenas da Calha do Rio Purus por meio da FEI foi de suma importância, não somente pela Ajuda Humanitária, mas principalmente pela aproximação das regiões mais distante e de difícil acesso durante o período da Pandemia”. Frisou Edivaldo Munduruku, Diretor-presidente da FEI.

“Solidariedade em tempos de pandemia é fundamental. E essa Ajuda Humanitária contribuiu não somente para a alimentar o nosso povo, mas também para provar que ainda há bondade nas pessoas. Aproveito para agradecer ao governo do estado que tem comprovado seu compromisso com os parentes do interior”. Ressaltou Mathias Apurinã, coordenador regional da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP).

A FEI teve como parceiros nesta ação Prefeituras locais, Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP), que estiveram auxiliando no apoio logística da entrega das cestas nas comunidades mais distantes.

Números – Desde o início da pandemia em março, a FEI já distribuiu da Ajuda Humanitária mais de 58 mil cestas básicas, pouco mais de quatro mil toneladas de alimentos, mais de 150 mil máscaras e cinco mil litros de álcool em gel em comunidades indígenas de 32 municípios, beneficiando aproximadamente 200 mil indígenas.

Imagens: Divulgação/FEI.