INDÍGENAS COMEMORAM INAUGURAÇÃO DE POSTO DE SAÚDE NA COMUNIDADE BEIJA-FLOR

Na manhã desta quinta-feira (02/07), o diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Edivaldo Munduruku participou da inauguração do Posto de Saúde Indígena (PSI), da comunidade indígena Beija-flor, localizada no perímetro urbano de Rio Preto da Eva (57 quilômetros de Manaus). O novo espaço conta com recepção, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de procedimentos, copa e banheiros para servidores e pacientes.

Para o presidente da FEI, um espaço próprio para o trabalhalho ambulatorial dos indígenas é fundamental, mas que os líderes de das etnias que usarão aqui, pense de maneira divergente. “Temos que celebrar, não apenas a inauguração do prédio, mas a superação das diferenças entre nossos povos. Todos vieram e isso significa que eles reconhecem o esforço e a importância desse momento”, afirmou Munduruku.

Para o cacique Fausto Sateré a entrega do PSI é motivo de comemoração. “A comunidade indígena Beija-Flor está em festa, estamos muito felizes. É uma conquista, uma luta da população indígena de Rio Preto da Eva. Antes tudo era mais difícil. A nossa saúde vai ser trabalhada dentro da nossa aldeia. Isso é qualidade de vida e história”, comemorou o cacique.

Homenagem – O PSI recebeu o nome do líder indígena Joaquim Sampaio da etnia ‘Tucano’ que tinha 79 anos e faleceu dia dois de janeiro, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). A homenagem partiu dos próprios moradores que tinham o cacique Sampaio como fundador e líder da comunidade.

Imagens: Denison Alves/Diana Soares/FEI.

Fonte: https://portalnortedenoticias.com.br/