1ª Feira de Artesanato Indígena do Alto Rio Negro arrecada mais de R$ 100 mil 

Produtos artesanais de 85 expositores das etnias Baré, Piratapuia, Baniwa, Uka Sury, Sateré e Tariana foram vendidos durante o Festribal

A 1ª Feira de Artesanato Indígena da região do Alto Rio Negro, realizada pela Fundação Estadual do Índio (FEI), durante o 25º Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), realizado em agosto, no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), arrecadou mais de R$ 100 mil em vendas. 

O evento reuniu cerca de 85 artesãos locais das etnias Baré, Piratapuia, Baniwa, Uka Sury, Sateré e Tariana, que expuseram e venderam produtos como adereços festivos, cordões, pulseiras, brincos, objetos de decoração, roupas, comidas típicas e produtos naturais. 

A feira foi aberta no dia 30 de agosto e encerrada em 3 de setembro, gerando renda e visibilidade para os trabalhos dos empreendedores indígenas por meio das vendas dos produtos artesanais. 

A abertura da feira contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Trovão. “A feira é uma oportunidade para os artesãos indígenas exporem e comercializarem seus produtos, gerando renda e fortalecendo a economia local. A FEI está comprometida com o desenvolvimento do empreendedorismo indígena e continuará apoiando iniciativas como essa”, afirmou Trovão. 

A artesã indígena Bernadete Baré, do povo Baré, agradeceu o apoio do Governo do Estado ao empreendedorismo indígena. “É muito importante que o Governo do Estado apoie as nossas iniciativas, pois assim podemos mostrar o nosso trabalho para o mundo”, disse Bernadete. 

Festribal

O Festribal é considerado a maior manifestação cultural dos povos originários da floresta. O município de São Gabriel da Cachoeira (AM) está situado na fronteira com a Colômbia e Venezuela, e possui a maior diversidade étnica indígena no Brasil: nove em cada de seus habitantes pertencem a estes grupos.

FOTO: ASCOM FEI Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Fillipe Barroso (92 98632-0557) e Fernando Pimentel (92 99159-1673).