A FEI promove a “Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania” no Parque das Tribos

Divulgação/FEI

A atividade contará com palestras, orientações e serviços

A Fundação Estadual do Índio (FEI) promove, nesta sexta-feira (29/09) e no sábado (30/09), o evento “Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania”, em parceria com órgãos e institutos do eixo estadual, na Maloca dos Povos Indígenas, localizada na comunidade Parque das Tribos, Tarumã-Açu.

O evento terá ações sociais de atendimento ao público, palestras, rodas de conversa, orientações e serviços das 08h às 12h, e apresentação de desfiles de moda indígena às 16h. Já no sábado (30/9), segue o Momento Cultural com apresentação de danças culturais, venda de comidas típicas e regionais, exposição de artesanato indígena, além da continuidade dos desfiles de moda.

Divulgação/FEI

“A FEI está muito feliz em promover este evento, que visa promover a inclusão e a cidadania dos povos indígenas do Amazonas. É importante que os indígenas tenham acesso a serviços públicos de qualidade e que possam participar ativamente da sociedade brasileira”, disse o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.

Palestras

Na ocasião, teremos atividades da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc-AM), com palestras em alusão ao Setembro Amarelo, mês mundial de conscientização ao suicídio, com a psicóloga Izabela Lopes. Também haverá apresentação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com David Benarroz representando a entidade, sobre os dados do Censo Demográfico em 2022 referente à população indígena no Brasil e Amazonas. Seguindo com orientação sobre o Edital Paulo Gustavo, com a Dra. Anne Paiva, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), e palestras sobre políticas públicas e território indígena, com Emilson Frota Munduruku.

Ações de atendimento ao público

Divulgação/FEI

O Instituto Joana Galante estará presente com ações de esmaltação, designer de sobrancelhas, corte de cabelos e embelezamento. Através da Sejusc-AM, também haverá uma Unidade Móvel de Atendimento à Mulher com serviços de orientação jurídica, serviço social e atendimento psicológico. Já o Sine-AM, através da Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp-AM), oferecerá cadastramento para vagas de emprego, orientação sobre seguro-desemprego, emissão de carteira para artesãos e informações sobre linha de crédito para empreendedores do artesanato. A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) estará com ações do ‘UEA Cidadão’ com ‘UEA Educa Onco’ e ‘UEA Odonto para todos’.