COMUNIDADE JABUTI GANHA ESCOLA INDÍGENA WAWORÊ

Na manhã da última sexta-feira (03), o diretor-presidente da Fundação Estadual do índio (FEI), esteve na Aldeia Jabuti, Distrito do Cumã, município de Careiro da Várzea (localizado na Região Metropolitana de Manaus), para a inauguração da terceira escola indígena Mura, que faz parte de um plano gestor de desenvolvimento na área educacional de povos tradicionais.

“É através da educação que faremos a grande diferença na vida dos nossos ‘parentes’. Hoje a Comunidade Jabuti é contemplada com essa linda escola e nossas cunhantãs e curumins irão crescer com mais oportunidades”, disse Edivaldo Munduruku, diretor-presidente da FEI.

Toda construída em alvenaria, com gerador de energia, salas climatizadas, equipadas com tv, computador, cadeiras e quadros novos, a escola proporcionará um ambiente adequado, valorizando a qualidade de vida, contribuindo para melhor aprendizado de crianças e jovens daquela comunidade.

“Com tantos desafios, nunca imaginei que um dia a Aldeia Jabuti ganharia uma escola padrão do tipo que foi construída. Estou muito feliz e agradecida a prefeitura do município do Careiro da Várzea e demais envolvidos na elaboração e concretização desse que era um sonho na Aldeia Jabuti”. Disse Ana Claudia Mura, liderança indígena da aldeia.

E escola ofertará do ensino infantil à quinta série do ensino fundamental e as aulas serão ministradas em português e na língua materna, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, que afirma a importância da construção de programas que ofereçam educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas.

Imagens: Jaime Severich/Divulgação.

Fonte: https://www.facebook.com/careirodavarzeaoficial2019/