Governo do Amazonas realiza oficina de cadastro de selo do produtor orgânico no Careiro da Várzea

Realizada por meio da FEI, ação é voltada à aldeia Mura Tukumã, no Careiro da Várzea

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), realiza, nesta quarta (1º/09) e quinta-feira (02/09), a Oficina de Cadastro do Selo de Produtor Orgânico, voltada à aldeia Mura Tukumã, localizada na margem do rio Paranã do Autaz Mirim, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).

De acordo com o diretor técnico da FEI, Rafael de Morais, a oficina será de extrema importância para os produtores, pois poderão aprender e executar seu trabalho com maior segurança.

“A FEI está beneficiando com conhecimentos esses parentes que vivem da agricultura, pois sabemos que o aprendizado do cultivo passa de geração em geração. Com isso, podemos garantir a maior eficiência e garantia dos seus serviços em prol do sustento das aldeias”, disse.

A oficina contará com o projeto Banco de Sementes, que irá desenvolver a venda, troca de produtos com comunidades e exposições dos atributos ofertados pela aldeia Mura Tukumã. Além de sementes, os artesanatos e os remédios medicinais feitos pela comunidades também estarão entre os produtos. O programa beneficiará mais de 350 famílias indígenas da etnia Mura Tukumã e 12 aldeias situadas no município.

Oficina e cadastro – A FEI, em parceria com Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou, nos dias 19 e 20 de agosto, uma oficina de catalogação de produtos agrícolas, voltada à capacitação de agricultores indígenas da comunidade. Na terça (31/08) e na quarta-feira (1º/09), os participantes puderam realizar o cadastro de agricultores no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

FOTOS: Divulgação/FEI