No Dia da Alfabetização, FEI ressalta importância da educação na cultura indígena

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), destaca a importância da alfabetização aos povos indígenas, em alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado nesta quarta-feira (08/09).

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a data representa o incentivo de buscar conhecimento dos povos indígenas.

“A educação é a base de tudo na vida, por isso é de grande importância alertar e incentivar os parentes a lutar por educação e batalhar por uma educação que muitos não conseguiram. Precisamos de mais profissionais indígenas em nossa sociedade, com o objetivo de mostrar que todos podem alcançar grandes objetivos através da educação”, disse.

A escritora indígena da etnia Dessana, Bete Morais, destaca a contribuição da alfabetização para a cultura do seu povo.

“A alfabetização é muito importante no geral. Além de ter sido alfabetizada no português, também fui na minha língua materna. Acredito que, na educação indígena, a alfabetização precisa ter todo esse conjunto, ela tem de carregar consigo essa diversidade que é a cultura tradicional. Precisamos valorizar a língua indígena”, enfatizou.

Em abril de 2021, Bete lançou o livro “Yandé Anga”, cujo título, traduzido do Nheengatu, significa “Nossa Alma”. A obra contém várias histórias escritas a partir da vivência da família e de ensinamentos da cultura indígena.


A escritora, que também é bacharel em Direito e arte-educadora, relata que o livro é uma maneira de espalhar a cultura indígena e uma forma de fazer com que as pessoas entendam um pouco mais a respeito dela.

“O livro que eu publiquei é voltado para que as pessoas de fora possam entender um pouco o meu mundo, como é minha casa, qual é o significado da espiritualidade. Acredito que levar essas informações às pessoas que não fazem parte da cultura tradicional ajuda a preservar a história do nosso povo”, acrescentou.

Data comemorativa – Instituído em 1968 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Alfabetização tem como objetivo alertar e mostrar a importância da alfabetização para o desenvolvimento da sociedade.

FOTOS: Divulgação/FEI